(Atendendo a Resolução da SEE Nº. 2.741, de 20 de Janeiro de 2015)
Fundamentos da Educação Inclusiva/Especial: aspectos históricos, filosóficos, sociais e políticos -
Ementa: Histórico da Educação Inclusiva/Especial no Brasil (experiências de educação especial no contexto da inclusão no Brasil e em outros países). Fundamentos legais da Educação Inclusiva e Educação Especial. Políticas Públicas para a Educação Inclusiva. Acessibilidade à escola e ao currículo. Conceitos de Inclusão, Educação Inclusiva, Educação Especial, Deficiência, Necessidades Educacionais Especiais, Atendimento Especializado e Atendimento Educacional Especializado. Práticas educacionais inclusivas na sala de aula regular. Decreto 7611/2011. Resolução CNE/CEB n° 04/2009.
2) Comunicação Alternativa como Estratégia na Educação Inclusiva -
Ementa: Os sistemas de Comunicação; O atendimento educacional especializado; Recursos, técnicas e estratégias de comunicação aumentativa e alternativa.Softwares Educativos e Objetos de Aprendizagem; Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade);
A Tecnologia Assistiva como Estratégia na Educação Inclusiva -
Ementa: Introdução à TA; Conceitos e definições essenciais; A legislação brasileira e a TA; Recursos de acessibilidade ao computador; Tecnologia Assistiva para Deficiência Visual; Estudos de caso: alunos com deficiência, escolha e uso de recursos de TA.
Transtornos Globais de Desenvolvimento; TDAH; Dificuldades de Aprendizagem e outros transtornos associados e Altas Habilidades/Superdotação - Ementa: Disfunções neurobiológicas dos distúrbios do desenvolvimento: deficiência mental, transtornos invasivos do desenvolvimento, síndromes neurológicas e síndromes genéticas. Histórico e conceito de TDAH. Diagnóstico e avaliação. Formas de tratamento. Quadro clínico e possíveis comorbidades associadas. Conceito: distúrbio, transtorno e dificuldades de aprendizagem. Caracterização dos alunos com altas habilidades/superdotação. Metodologias e estratégias de atendimento pedagógico na área de altas habilidades/superdotação. Questões sociais e emocionais em altas habilidades/superdotação. Ação docente: subsídios para o cotidiano escolar. Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento do superdotado/altas habilidades. Estudos de Caso.