1) Fundamentos da Arte na Educação
Conceituação e evolução, dimensões antropológicas, psicológicas e sociais da arte na educação, no contexto da cultura universal e nacional. As manifestações artísticas da pré-história. A arte da Antiguidade: Egito, Grécia, Roma e as civilizações egéia, etrusca e do antigo oriente. Artes Paleocristã, Bizantina, Românica e Gótica. A funcionalidade da arte na formação individual, social e ambiental da expressividade e da comunicabilidade artística (plástica, dramática, músico-sonora) do ser humano. Princípios pedagógicos decorrentes do pensamento educacional moderno e dos movimentos artísticos contemporâneos aplicados a arte-educacão.
2) Estética e História da Arte
Estética como campo filosófico. Questões essenciais da Estética. Reconhecimento, apreciação e descrição de artefatos esteticamente qualificados. Arte como uma das formas de criação da natureza propriamente humana. A arte como práxis historicamente construída
3) Reflexão Crítica sobre as Linguagens da Arte no Contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental e dos RCNEIs e PCNs
O que é Arte. O que é e por que Arte-Educação. Linguagem e arte. Fundamentos da Arte-Educação. A arte-educação entre nós. A arte como instrumento favorecedor da aprendizagem. Arte e Criatividade. A necessidade da arte (a origem e a função da arte). As múltiplas linguagens artísticas (música, imagem, poesia, arte visual, teatro, folclore e cultura popular) e suas relações com a produção do conhecimento. A arte nas Diretrizes Curriculares e nos PCNs e RCNEIs. Vivências educativas através da arte-educação. A pertinência da Arte na Educação. Perspectivas do ensino da Arte em relação à formação do Pedagogo.
4) Artes visuais na Educação Infantil
Interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura; Produção de trabalho de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
|