1) Fundamentos da Educação
Concepções sobre a educação a partir do enfoque interdisciplinar, considerando a base histórica, biológica e psicológica. Políticas contemporâneas de atendimento, concepções, características e objetivos.
2) Letramento e Alfabetização
A escrita e sua história. Os sentidos da alfabetização. O que é alfabetizar e o que é letrar? Como alfabetizar e como letrar ao mesmo tempo? Importância da alfabetização e do letramento para a formação do cidadão. Abordagem histórica das cartilhas: o livro didático de alfabetização. Métodos de alfabetização: o que é importante na escolha? O construtivismo: uma concepção de aprendizagem ou uma Pedagogia da alfabetização?
3) Psicogênese da Língua Escrita
A leitura e a escrita e seus diferentes usos e funções. Psicogênese da leitura e da escrita: desenvolvimento da leitura e da escrita.A natureza da língua escrita. Relações entre língua falada e língua escrita. A construção do sistema alfabético de representação da criança. A aquisição da linguagem oral e escrita pela criança. Decodificação X Compreensão. Hipóteses de escrita. Análises de escritas de crianças (testagem, avaliação e intervenção).
4) Técnicas e Práticas de Alfabetização
Organizando as práticas pedagógicas em sala de aula: gêneros, estilos e produção de textos. Práticas de letramento na Educação Infantil. Práticas de letramento nas séries iniciais. Estratégias de intervenção na aprendizagem dos alunos. Ambiente alfabetizador. A importância de um ambiente familiar letrado.
|