1) Fundamentos da Educação
Concepções sobre a educação a partir do enfoque interdisciplinar, considerando a base histórica, biológica e psicológica. Políticas contemporâneas de atendimento, concepções, características e objetivos.
2) O processo de elaboração, implementação e avaliação dos projetos de trabalho
Cuidados para o bom desenvolvimento de um projeto. A implementação do projeto e a avaliação permanente. Perguntas e providências que auxiliam no planejamento e implementação dos projetos.
3) O tratamento da necessidade educativa no âmbito dos projetos de trabalho
Projeto: sucesso de todos, compromisso da escola. As teorias que têm orientado a prática docente. Novos conhecimentos, novas concepções, novas práticas. A relação desenvolvimento e aprendizagem sob diferentes óticas. Concepções de ensino e aprendizagem. O que é importante para aprender.
4) A atuação docente no trabalho com projetos
A forma de olhar o aluno modifica, e muito, a maneira de ensinar. Despertar o interesse do aluno é a alma do ensino. Como professores podem fazer isso? Interdisciplinaridade: o conhecimento como um todo.
|