1) Fundamentos da Educação Inclusiva/Especial: aspectos históricos, filosóficos, sociais e políticos
Histórico da Educação Inclusiva/Especial no Brasil (experiências de educação especial no contexto da inclusão no Brasil e em outros países). Fundamentos legais da Educação Inclusiva e Educação Especial. Políticas Públicas para a Educação Inclusiva. Acessibilidade à escola e ao currículo. Conceitos de Inclusão, Educação Inclusiva, Educação Especial, Deficiência, Necessidades Educacionais Especiais, Atendimento Especializado e Atendimento Educacional Especializado. Práticas educacionais inclusivas na sala de aula regular. Decreto 7611/2011. Resolução CNE/CEB n° 04/2009.
2) Psicologia da Educação e Desenvolvimento
O Ciclo Vital. A escola como lugar de aprendizagem e desenvolvimento. Concepções e teorias da aprendizagem e do desenvolvimento: fundamentos, características e análise crítica. As inter-relações entre aprendizagem e desenvolvimento. A perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e suas implicações para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem. O contexto escolar como espaço de aprendizagem e desenvolvimento humano. Subjetividade e sentido subjetivo na aprendizagem: implicações pedagógicas. Aprendizagem em pessoas com Necessidades Educativas Especiais
3) Adaptações Curriculares e Avaliação
Adaptações curriculares, na escola regular para atender à inclusão. Metodologias e didática escolar. Apoios diferenciados. Planejamento e organização da Proposta Pedagógica. Alterações curriculares e avaliação. Salas de recursos multifuncionais e apoio especial - desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Orientação para o planejamento, supervisão e relato da prática docente. Relação escola e família.
4) A Educação Inclusiva/Especial e a Dinâmica das Relações Familiares
Família no processo de inclusão: Aspectos familiares das pessoas com necessidades educativas especiais. A influência da presença de um membro deficiente nas relações familiares. A relação e a comunicação entre os familiares de pessoas com deficiência e as agências educativas, especialmente a escola.
5) Transtornos Globais de Desenvolvimento; TDAH; Dificuldades de Aprendizagem e outros transtornos associados e Altas Habilidades/Superdotação
Disfunções neurobiológicas dos distúrbios do desenvolvimento: deficiência mental, transtornos invasivos do desenvolvimento, síndromes neurológicas e síndromes genéticas.
Histórico e conceito de TDAH. Diagnóstico e avaliação. Formas de tratamento. Quadro clínico e possíveis comorbidades associadas. Conceito: distúrbio, transtorno e dificuldades de aprendizagem. Caracterização dos alunos com altas habilidades/superdotação. Metodologias e estratégias de atendimento pedagógico na área de altas habilidades/superdotação. Questões sociais e emocionais em altas habilidades/superdotação. Ação docente: subsídios para o cotidiano escolar. Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento do superdotado/altas habilidades. Estudos de Caso.
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