1) Fundamentos da Educação
Fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos e econômicos da Educação com vistas à atuação objetiva na realidade educacional brasileira. Conceituação de currículo em confronto com a Lei Nº. 9394/96. Determinações histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo; paradigmas técnico, prático e crítico e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. Fundamentos da concepção curricular: O homem, o mundo, a educação e a escola. Conceito de currículo no contexto sócio-político-econômico e educacional. O currículo no cotidiano da escola pública.
2) Jogos e brincadeiras aplicados á educação
Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem. Atividades desenvolvidas nas creches e pré-escolas.
3) Desenvolvimento e aprendizagem motora
O Histórico e pressupostos básicos do Desenvolvimento Motor e da Aprendizagem Motora. Princípios básicos, evolução, fatores ambientais e ecologia do crescimento humano. Etapas da maturação do movimento. Fases e estágios de desenvolvimento.
4) Recreação e lazer
Histórico, conceitos, classificação. Função e importância da Recreação. Orientação para as atividades rítmicas, cênicas e lúdicas, incluindo os brinquedos cantados, teatro de bonecos, circuitos, gincanas e jogos. Aspectos sociais, educacionais e lúdicos do Lazer na sociedade contemporânea. Planejamento e aplicação das atividades recreativas e de lazer em instituições de ensino, como: creches, pré-escolas, ensino fundamental; e outras instituições, como: asilo, hospitais, penitenciária, clubes e associações.
|