1) Fundamentos da Educação
Fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos e econômicos da Educação com vistas à atuação objetiva na realidade educacional brasileira. Conceituação de currículo em confronto com a Lei Nº. 9394/96. Determinações histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo; paradigmas técnico, prático e crítico e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. Fundamentos da concepção curricular: O homem, o mundo, a educação e a escola. Conceito de currículo no contexto sócio-político-econômico e educacional. O currículo no cotidiano da escola pública.
2) Fonética e Fonologia
Elementos da fonética articulada e fonética acústica. Alfabetos fonéticos. Análise fonológica estrutural: teoria e estudo prático baseado em dados de línguas modernas. Abordagens fonológicas pró-estruturalistas: pressupostos básicos e exemplos de análise.
3) Língua Portuguesa I
Reflexão sobre Fonética: produção da fala do ponto de vista psicológico, fisiológico e articulatório; propriedades articulatórias envolvidas na produção dos segmentos consonantais e vocálicos; Fonologia: traços funcionais relevantes: fonema e letra, padrão silábico, tonicidade; relação entre Fonética, Fonologia e Ensino. Conceitos linguísticos básicos: morfema e palavra. Depreensão e classificação dos morfemas. Processos morfológicos. Classes de palavras. Análise morfológica do português. Processos de criação lexical. Estudo crítico das classes de palavras na gramática tradicional. Considerações sobre as modernas propostas de classificação de palavras, assim como a sua organização sintática num contexto. Estudo de alguns casos de sintaxe do português padrão escrito, selecionados entre as dificuldades da escrita dos alunos. Descrição e análise das relações sintáticas de nível oracional.
4) Língua Portuguesa II
Instruir e sistematizar conceitos relacionados aos diferentes tipos de gramáticas. Considerações sobre análises linguísticas e o emprego dessas gramáticas, assim como a sua identificação no contexto. Estudo de alguns casos de sintaxe, envolvendo a gramática gerativa transformacional, assim como a descrição e análise das relações estabelecidas pelas palavras no contexto de nível oracional. Conceito de semântica: objetos e dimensões, recursos expressivos da língua em seus diversos níveis, construções discursivas e argumentativas formais e informais, norma e desvio, as figuras de linguagem, processos analógicos. Conceito de estilística: objetos e dimensões, construções discursivas formais e informais.
|