1) Fundamentos da Educação
Fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos e econômicos da Educação com vistas à atuação objetiva na realidade educacional brasileira. Conceituação de currículo em confronto com a Lei Nº. 9394/96. Determinações histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Paradigmas técnicos, práticos e críticos e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. Fundamentos da concepção curricular: o homem, o mundo, a educação e a escola. Conceito de currículo no contexto sócio-político-econômico e educacional. O currículo no cotidiano da escola pública.
2) Introdução à Psicomotricidade
Introdução à psicomotricidade. Categorias de análise. Esquema corporal. Psicomotricidade relacional. Psicomotricidade: conceitos, características e propósitos. A intervenção psicomotora no processo de aprendizagem. Aspectos funcionais: esquema corporal, lateralidade, organização e estruturação espaço-temporal, percepção, ritmo, equilíbrio, tônus, postura, memória, respiração, relaxamento. Aspectos relacionais: a comunicação, a expressão, a agressividade, a afetividade, o limite e a corporeidade
3) Educação Psicomotora
Condutas psicomotoras infantis. A expressão motora. Reeducação psicomotora. Deficiências psicomotoras. A conscientização da expressão motora: possibilidade para a melhoria das aptidões. O desenvolvimento motor. A maturação das áreas corticais e a atenção na aprendizagem motora. A relação entre as áreas cerebrais e a maturação no processo de aprendizagem. O desenvolvimento motor e a maturação fisiológica. A influência do desenvolvimento motor na aprendizagem. Atividades práticas em psicomotricidade. A reeducação psicomotora.
4) Práticas de Jogos Psicomotores
Intervenções psicomotoras: relevância, necessidades e propósitos. Jogos e estímulos: funções e práticas usuais. Definição de psicomotricidade, objetivos, condutas psicomotoras infantis, recreação, jogos, aspectos da formação do Eu percepção do esquema corporal, localização espacial, orientação temporal, consciência do corpo e formação da personalidade.
|