1) Fundamentos da Educação
Fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos e econômicos da Educação com vistas à atuação objetiva na realidade educacional brasileira. Conceituação de currículo em confronto com a Lei Nº. 9394/96. Determinações histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Paradigmas técnicos, práticos e críticos e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. Fundamentos da concepção curricular: o homem, o mundo, a educação e a escola. Conceito de currículo no contexto sócio-político-econômico e educacional. O currículo no cotidiano da escola pública.
2) Didática aplicada ao Ensino Superior
A educação moderna e suas práticas e didáticas aplicadas ao ensino superior. História e reflexão sobre os processos de ensino, aprendizagem e avaliação nas didáticas pedagógicas do ensino superior. A avaliação no ensino superior: concepções, fundamentos e tendências atuais. Planejamento de ensino: conceito, características, tipos, elementos estruturais: objetivos, conteúdo, procedimentos, recursos e avaliação. O currículo e a produção do conhecimento e da cultura. A didática do ensino superior. Papel e importância das práticas pedagógicas e dos saberes dos professores. O saber docente. Educação para o século XXI. Docência e ensino superior no século XXI. Educar para a pesquisa no ensino superior.
3) Planejamento Educacional
Concepções de planejamento educacional. O planejamento educacional no Brasil. O planejamento participativo na escola. O processo de planejamento e desenvolvimento de ensino. Planejamento estratégico. Tipos de plano: componentes básicos. Ações interdisciplinares.
4) Didática e metodologia educacional
A função Social e Educacional da Didática; perspectivas teóricas e práticas da Didática; o docente e o seu trabalho na escola e na sala de aula; o professor da educação básica: desafios e perspectivas; a importância do planejamento na educação infantil, ensino fundamental e médio: posicionamento crítico e reflexivo; a organização e o desenvolvimento do processo ensino e de aprendizagem: a elaboração dos planos de aula e os projetos e programas que visam a melhoria da aprendizagem; os objetivos do processo de ensino, os conteúdos escolares as estratégias de ensino e aprendizagem; as interações em sala de aula: a relação dos professores com os alunos; a didática e a interdisciplinaridade; a importância da utilização dos recursos didáticos na construção do conhecimento.
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